Campus Party Brasil 2014: guia traz as principais atividades por perfil

ÖA Campus Party Brasil chega ao sétimo ano com a missão de continuar a ser o maior acontecimento de tecnologia, inovação e cultura digital do mundo. O evento acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, no Anhembi Parque, na zona norte de São Paulo, com diversas atividades.

Ano passado, a feira reuniu 7.631 campuseiros. Para este ano a venda de ingressos já se esgotou e são esperados oito mil inscritos. O número não leva em conta os milhares de visitantes, aqueles que apenas passarão pelo Anhembi nos dias das atividades programadas para os nove palcos da feira.

Em 2014, o foco do encontro é o fomento ao empreendedorismo em todas as áreas do conhecimento representadas no evento. Oficinas, maratonas, debates e palestras darão aos participantes a chance de reunir grupos para tirar suas ideias do papel e criar novas startups para o mercado nacional.
Um dos nomes confirmados para falar do assunto é Bruce Dickinson, líder da banda Iron Maiden. Ele estará no palco da Campus Party para contar sua experiência à frente da Real World Aviation, uma escola de formação de pilotos, e da Cardiff Aviation, empresa de manutenção de aeronaves.
Para não se perder em meio à extensa programação da Campus Party Brasil, o TechTudo preparou um guia com as palestras que você não pode perder. Separamos as atividades por área de interesse. Há atrações para geeks, blogueiros, empreendedores, gamers e ativistas digitais. Ache seu perfil, escolha a atividade e aproveite.
O que é esse Bitcoin?
Rodrigo Trindade, CEO do Mercado Bitcoin e membro da Bitcoin Foundation; Marco Gomes, fundador e diretor de marketing da Boo-Box; e Wladimir Crippa, administrador da comunidade Bitcoin Brasil, darão todos os detalhes do histórico, valor e como usar a criptomoeda baseada em código aberto para tirar todas as dúvidas que ainda podem existir.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Hypatia.

Segurança da Informação: por onde eu começo?
O pesquisador e professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Adriano Mauro Cansian, mostrará um panorama das profissões relacionadas à segurança da informação. Ele abordará também as perspectivas de atuação na área e as exigências de formação educacional para o candidato a profissional da área.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 14h30, no Palco Arquimedes.
Códigos maliciosos e o (sub)mundo das botnets
A palestra comandada pela analista de segurança do CERT.br/NIC.br, Lucimara Desiderá, vai esclarecer o público sobre as botnets – redes de computadores infectados por malware e remotamente controlados – e ensinar como se proteger dessa ameaça.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 11h15, no Palco Arquimedes.
Da ideia à monetização. Um lugar ao sol para o seu game
Os representantes da Garoa Games vão relatar um pouco do cotidiano do grupo independente que busca ascensão no mercado de games brasileiro.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 20h30, no Palco Stadium.

Jogos e autoconhecimento
O professor de computação gráfica, Edgard Damiani, analisará a relação jogo/jogador e mostrará como os games podem ser usados para o autoconhecimento.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Pitágoras.
Game of Thrones e Lord of the Rings X Star Wars e Star Trek
Os integrantes do site Renegados Cast analisarão o que acontece quando fãs de um determinado universo encontram fãs de outro universo. Dois times farão o encontro de personagens.
Terça-feira, 29 de janeiro, às 23h, no Palco Michelangelo.
Profissões de Games
O desenvolvedor de games, Edward Silva Filho, abordará as oportunidades existentes para quem quer ingressar na área, que no Brasil já fatura mais que o Reino Unido.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 15h45, no Palco Pitágoras.
20 anos de Jornalismo de Games: Quais são os desafios dos profissionais de hoje?
Os jornalistas Pedro Zambarda (colunista do TechTudo), João Coscelli (blogueiro do Modo Arcade/Estadão), Théo Azevedo (editor do UOL Jogos) e Pablo Miyazawa (editor da revista Rolling Stone Brasil) debaterão a atual situação da imprensa que cobre jogos digitais. A ideia é que a palestra tenha momentos de autocrítica e análise do mercado nacional de games.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 18h, no Palco Stadium.
O fantástico universo dos games indies
Gustavo Carvalho e Victor Cardozo, da Contra Labs, falarão sobre os jogos independente. A dupla vai mostrar as particularidades deste universo, quem é o público destes games e cases de sucesso no segmento.
Sábado, 1º de fevereiro, às 11h30, no Palco Stadium.
Joseph Olin
Um dos responsáveis pelo lançamento da franquia Tomb Raider e pela introdução do personagem Lara Croft no mercado de games, Joseph Olin vem ao país para compartilhar sua visão sobre as mudanças no atual cenário de games e falar das novas oportunidades para os criadores da área.
Sábado, 1º de fevereiro, às 13h, no Palco Principal.
Bruce Dickinson
O vocalista do Iron Maiden falará aos campuseiros sobre sua experiência na criação e administração de empresas. Bruce fará um paralelo entre sua atuação na música e o mundo dos negócios, além de dar exemplos de gerenciamento de equipes.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 13h, no Palco Principal.

Gravadoras e selos digitais: mudando os rumos da indústria fonográfica
Bruno Pinho, do selo independente Howlin’ Records, apresentará as novas oportunidades que músicos e profissionais da área poderão ter com gravadoras e selos digitais.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 20h30, no Palco Michelangelo.
Como a colaboratividade pode ajudar empreendedores e profissionais da web?
Co-criação, crowdfunding e economia serão abordados pelos representantes da comunidade Kolaborativa, que também mostrarão cases inspiradores da área.
Quarta-feira, 29 de janeiro, à 1h, no Palco Hypatia.
A Força dos Negócios Sociais
O estudioso da Cultura Digital, Gil Giardelli, mostrará como os negócios sociais começam a despertar o interesse dos empreendedores e, apesar da atual ausência de regulamentação específica, podem sinalizar mudanças no mercado.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 10h, no Palco Hypatia.
Do fundo de um estacionamento à criação do e-commerce esportivos
CEO e fundador da Netshoes, Marcio Kumruian, contará como transformou a loja que funcionava num estacionamento em um dos maiores sites de e-commerce de artigos esportivos do país.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 15h45, no Palco Principal.
Como empreender em… você!
Único brasileiro no programa Google Developer Experts, Zeno Rocha, compartilhará suas experiências de empreendedorismo dentro das empresas por onde passou como Globo.com, Petrobras e a norte-americana Liferay.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 11h15, no Palco Arquimedes.
The Web is Dead. Long Live the Web
Presidente e CEO da Telefônica, Carlos Domingo, discutirá a relação entre os processos de evolução da web tradicional e web móvel e como o Firefox OS tem elementos para mudar a concorrência entre os navegadores em telefones celulares, como já ocorreu na Internet tradicional.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 10h, no Palco Principal.

Fique rico com Software Livre
Diretor executivo da Linux Internacional, Jon “Maddog” Hall, é figura respeitada no movimento do software livre e vai dar conselhos aos campuseiros sobre como iniciar o próprio negócio utilizando software livre.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 10h15, no Palco Sócrates.

Arquiteturas de Software para o Século XXI
"Tech evangelist" da Amazon Web Services para a América Latina, Jose Papo, vai mostrar como criar arquiteturas orientadas para nuvem com foco em alta disponibilidade, performance e baixo custo. O desenvolvedor mostrará serviços da nuvem da Amazon como S3, CloudFront, Elastic Beanstalk, Simple Email Service, Route 53, Amazon RDS.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 15h45, no Palco Pitágoras.
Como montar aplicativos sociais mais divertidos
Edney Souza é um dos nomes mais conhecidos da Internet Brasileira. Sócio na boo-box e 00k e-business tools, o empreendedor mostrará como a segunda tela, tecnologia móvel, games, realidade aumentada e QR code podem ser utilizados de maneira inteligente no desenvolvimento de aplicativos.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 17h, no Palco Gutenberg.
Mozilla Brasil – Firefox OS
O desenvolvedor de aplicativos móveis e voluntário da Fundação Mozilla, Andre Garzia, e Ricardo Pontes, membro do programa Mozilla Reps, falarão sobre técnicas de desenvolvimento de apps no Firefox OS.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 23h, no Palco Sócrates.
O Twitter e Suas APIs de Streaming
O engenheiro de soluções do Twitter no Brasil, Luis Cipriani, mostrará como os desenvolvedores podem usar a API de streaming do microblog e criar aplicativos de monitoramento, bem como as arquiteturas de softwares ideais para esse tipo de dado.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 14h30, no Palco Pitágoras.
Acessibilidade na web modo Jedi Master
O especialista em desenvolvimento web do W3C Brasil, Reinaldo Ferraz, mostrará como a acessibilidade na web é fundamental para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a websites.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 15h45, no Palco Arquimedes.
Dilma Bolada e a Internet
Um dos fenômenos da Internet brasileira com mais de 170 mil seguidores no Twitter e 949 mil curtidas no Facebook, Dilma Bolada é o personagem criado pelo carioca Jeferson Monteiro. O autor do perfil que satiriza a presidente Dilma Rousseff estará na Campus Party Brasil para contar tudo sobre o mais famoso fake do país, seu relacionamento com a Internet e falar de liberdade de expressão.
Sábado, 1º de fevereiro, às 14h30, no Palco Stadium.

Vida sem fio – Empreendendo Conhecimento
A consultora em tecnologia móvel, blogueira do site garotasemfio.com.br e embaixadora da Evernote, Bia Kunze, falará de sua carreira. A Garota Sem Fio largou a odontologia para se tornar consultora em tecnologia. Bia dará dicas para quem ver viver de vender conhecimento.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 14h30, no Palco Gutenberg.
Espionagem Digital e Liberdade de Expressão
A advogada do Centro de Referência Legal em Liberdade de Expressão e Acesso à Informação da Artigo 19, Camila Marques, é uma das organizadoras do “Fui processado. O que eu faço? Guia prático de orientação a blogueiros e internautas”, lançado durante o III Fórum da Internet no Brasil, em 2013. Camila levantará pontos como liberdade de expressão e seus limites.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 10h, no Palco Gutenberg.
Do Youtube para o Youtuber – Segredos que todo vlogger sempre quis saber
O gerente de parcerias estratégicas do YouTube, Federico Goldenberg, contará alguns segredos do serviço de vídeos e dará dicas para parcerias, monetização e como usar melhor as ferramentas do site.
Quarta-feira, 30 de janeiro, às 14h30, no Palco Gutenberg.
O que tem a ver: Espionagem, Redes Sociais e Manifestações?
O professor Sérgio Amadeu, o articulador do Projeto Software Livre, Marcelo Branco; o ativista digital Valéssio Soares de Brito, o coordenador da Rede Social Livre, Wladmir Berchon Crippa e Ronald Emerson Scherolt da Costa, coordenador brasileiro do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre de 2014, discutirão a relação entre as revelações sobre espionagem feitas pela Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês) dos Estados Unidos e o uso da Internet e redes sociais.
Terça-feira, 28 janeiro, às 15h30, no Palco Sócrates.

Sean Carasso
O empreendedor social e fundador do projeto Falling Whistles, uma campanha pela paz no Congo, falará sobre o papel da Internet como ferramenta de conexão de pessoas para resolver grandes desafios da humanidade.
Terça-feira, 28 de janeiro, às 19h, no Palco Principal.
Dinheiro Público, para onde vai, para onde você quer que vá?
A oficina mostrará aos campuseiros como descobrir para onde vai o dinheiro do orçamento do governo federal. Os participantes serão estimulados a repensar a destinação dos recursos. Não é necessário conhecimento prévio de orçamento ou programação para a atividade orientada pela engenheira Haydée Svab, o analista de sistemas Frederico Bortolato, o hacker Diego Rabatone Oliveira e o ativista digital e membro da Transparência Hacker, Pedro Markun.
Quarta-feira, 29 de janeiro, às 23h, no Palco Arquimedes.
A ilusão da conexão: porque sem dados abertos somos impotentes e inseguros
A consultora e escritora Martha Gabriel discutirá a expansão da dependência tecnológica e a insegurança decorrentes desse processo na ausência de dados abertos.
Quinta-feira, 30 de janeiro, às 17h, no Palco Gutenberg.
O que a vida online pode ensinar sobre política AFK (Away-From-Keyboard)? Marco Civil da Internet, NSA e outros conflitos cibernéticos.
Os coordenadores do Partido Pirata no Brasil apresentarão as principais áreas de atuação do grupo. Eles também explicarão porquê após participar de todas as etapas de discussão e proposição do Marco Civil da Internet, retiraram o apoio ao projeto que atualmente tramita no Congresso Nacional.
Sexta-feira, 31 de janeiro, à 1h, no Palco Arquimedes.
Você vai a Campus Party 2014? Participe do debate sobre as principais atividades.

COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "Campus Party Brasil 2014: guia traz as principais atividades por perfil"

Postar um comentário

Publicidade

Publicidade

Publicidade